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Código de Ética

Definição

Para o Instituto Brasileiro de Ética nos Negócios o Código de Ética pode ser definido como "a declaração do conjunto de direitos, deveres e responsabilidades empresariais para com os Stakeholders, refletindo a cultura, os princípios e os valores, a atuação socioambiental e o conjunto das normas de conduta para dirigentes, executivos e colaboradores bem como para as empresas integrantes da cadeia produtiva, mediante os quais atuam as premissas que enriquecem os processos decisórios da empresa e orientam o seu comportamento. Além disto, deve ser o principal instrumento da Governança Corporativa e da gestão estratégica para se tornar um aliado das empresas no caminho que levará ao Desenvolvimento Sustentável”.

Importância

O Código de Ética pode ser interpretado como a Lei Maior da empresa, sua Constituição, ou seja, o Código de Ética é uma "Carta dos Direitos e dos Deveres Fundamentais" (éticos), por meio da qual a empresa indica e esclarece as suas próprias responsabilidades éticas, sociais e ambientais. Desta maneira, este instrumento tem a função de explicitar um tipo de CONTRATO SOCIAL¹ responsável por ligar a empresa aos vários grupos e indivíduos que interagem direta ou indiretamente no dia a dia de seus negócios, os chamados Stakeholders.

O Código de Ética é o instrumento que permite a todos os Stakeholders conhecer uma empresa, suas formas de atuação e suas normas de conduta, tanto dela (empresa) como de todos os seus funcionários, daí a importância de divulgá-lo no web site empresarial, pois somente assim a empresa tornará público, de fato, o seu compromisso.

O Código de Ética norteia a empresa e seus Stakeholders para se conduzir os negócios de maneira ética, socialmente responsável e ecologicamente correta para se trilhar o caminho da tão falada e necessária Sustentabilidade.

Conteúdo

O Código de Ética vem se aperfeiçoando ao longo do tempo. Originado da Declaração de Princípios (descrição da missão, visão e valores da empresa), passando pelo Código de Conduta (regras de conduta a serem observadas e cumpridas por todos os funcionários da empresa) e chegando aos atuais Códigos de Ética os quais podem contemplar num só instrumento:

• Missão e visão da empresa
• Princípios e valores da empresa
• Princípios Éticos gerais
• Princípios gerais de justiça e equidade no relacionamento com os Stakeholders
• Gestão, tratamento, respeito e preservação do meio ambiente
• Gestão da Sustentabilidade
• Normas e padrão de comportamento da empresa, de seus colaboradores e da cadeia produtiva
• Organismos internos para reportar alguma desconformidade ao código
• Procedimentos e padrões de atuação e controle (Compliance)