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INICIATIVA E REALIZAÇÃO

APOIO À 8ª EDIÇÃO

O “whistleblower”

A partir da edição de 2013, a Pesquisa Código de Ética incluiu um importante quesito de avaliação em sua metodologia. Dentre as empresas que disponibilizam o Código de Ética a análise daquelas que já possuem em seu web site um canal específico e exclusivo para que seus Stakeholders, especialmente seus colaboradores, possam relatar suas preocupações pessoas e com a empresa.

Cada ano que passa o denunciante, aquele que faz uma denúncia de possíveis desvios de conduta de colegas ou superiores bem como de qualquer tipo de desconformidade com as palavras e o espírito do Código de Ética da empresa, ganha mais peso no contexto da reputação e da perenidade dos negócios de qualquer empresa. A expressão deixou de trazer algo pejorativo, deixou de ser rotulada como o “dedo duro” para trazer no bojo de um “tocador de apito”, “naquele que toca o apito”, o chamado “whistleblower”, um caráter mais nobre, louvável e exemplar com vistas apenas e tão somente a preservar o nome, a imagem, a reputação e o patrimônio da empresa.

Na outra ponta, com o aumento deste tipo de “report”, todos deverão ficar mais atentos a possíveis retaliações contra aqueles que foram motivados pelas empresas, encorajados e protegidos pelos dizeres do Código de Ética a apresentar algum tipo de preocupação ou mesmo denúncia. Não poderá ser permitido que a própria empresa mate o seu “whistleblower”!

Vale destacar que as empresas adotam os mais variados nomes para este canal. Abaixo relacionamos os nomes adotados pelas empresas em atuação no país:

Autoridade da Ética
Canais de Contato com a Auditoria
Canal Aberto
Canal Alerta
Canal com a Auditoria
Canal Confidencial
Canal de Comunicação de Irregularidades
Canal de Conduta Ética
Canal de Denúncia
Canal de Ética
Canal de Práticas Danosas
Canal Ético
Comissão de Ética
Comitê de Ética
Compliance HelpDesk
Departamento de Ética e Compliance
Departamento de Práticas de Negócios
HelpLine
Linha Direta de Compliance
Linha Direta de Ética nos Negócios
Linha Ética
Ouvidoria *
Reportar Práticas Irregulares
Speak Up

* O tipo de ouvidoria aqui identificada são apenas aquelas “exclusivas” para receber denúncias. A ouvidoria, digamos assim, mais comumente utilizada pelas empresas para se mais uma canal de comunicação com clientes e consumidores, não foi considerada neste estudo.