Confira os resultados da Edição 2018

INICIATIVA E REALIZAÇÃO

APOIO À 8ª EDIÇÃO

Objetivos e Metodologia

Objetivos

A Pesquisa Código de Ética Corporativo tem como principal objetivo fomentar a importância em se adotar e divulgar o Código de Ética e, especialmente, para servir de exemplo e motivação para que um número maior de executivos e empresários venham se utilizar deste que é o mais importante instrumento da Atuação Responsável e da Governança Corporativa.

Metodologia

O método utilizado neste estudo é simples e objetivo. A pesquisa é realizada junto a maior e mais importante ferramenta de divulgação das informações corporativas na atualidade: a Internet.

No meses de janeiro e fevereiro de 2014, a Diretoria de Projetos do Instituto Brasileiro de Ética nos Negócios, acessou os web sites das 1000 maiores empresas do país, dos 50 principais bancos e das TOP 100 do agronegócio nacional, para analisar os seguintes quesitos:

Divulgação

Foram consideradas as empresas que disponibilizam, livremente, no web site corporativo o Código de Ética. As empresas que informam possuir este instrumento, porém não o deixam disponível para conhecimento dos seus Stakeholders, foram tratadas como aquelas que não disponibilizam este importante instrumento, ou por não possuírem ou por optarem não divulgá-lo publicamente.

Localização

Verificação do local em que as empresas disponibilizam seus Códigos de Ética dentro do web site corporativo.

Destaque Página Inicial

Se o Código de Ética tem algum tipo de “destaque” na página inicial do web site corporativo.

Relacionamento com os Stakeholders

Se o Código de Ética contempla o relacionamento com os diversos públicos com quem a empresa interage no dia a dia dos seus negócios – os chamados “Stakeholders” –, inclusive o meio ambiente.

Obrigatoriedade de Denúncia

Existência de cláusula explícita contendo a obrigatoriedade de levar ao conhecimento da empresa, tanto pelos Stakeholders internos quanto pelos externos, quaisquer preocupações, desvios de conduta ou desconformidades as palavras e ao espírito do Código de Ética.

Proteção ao Denunciante

Existência de cláusula explícita com a informação de que a empresa protegerá de qualquer tipo de “represália” aqueles Stakeholders, inclusive seus colaboradores, que relatarem os fatos presenciados ou de conhecimento.

Ações de Responsabilidade Socioambiental

Identificação das empresas que divulgam ações de responsabilidade social e/ou ambiental.

Balanço Social ou Relatório de Sustentabilidade

Identificação das empresas que elaboram e divulgam este importante instrumento de prestação de contas aos Stakeholders.

Sustentabilidade

Verificar se já existe algum tipo de menção ou mesmo destaque à Sustentabilidade no web site das empresas pesquisadas.

Empresa Estrangeira

Dentre as empresas estrangeiras em atuação no país que não disponibilizam o Código de Ética no web site corporativo nacional, será realizada pesquisa no web site global para verificação da divulgação (ou não) do Código de Ética, inclusive com a tradução para outro idioma, além do inglês.

Canal apropriado para relatar preocupações

Verificação de um canal apropriado para que os Stakeholders, inclusive funcionários, possam fazer perguntas e comunicar preocupações pessoais e com a empresa.